Olá pessoal!

Esse post será dedicado a falar sobre trabalhar com T.I (Tecnologia de Informação) no Canadá, baseado na minha experiência. O público alvo são as pessoas que desejam trabalhar em outro país e que atuam na área de T.I, seja (DBA, Desenvolvedor de software, programador, analista de sistemas, analista de negócio, front-end developer, suporte, etc.).

Decidi criar esse post em decorrência a muitos amigos apresentarem interesse em possuir uma experiência internacional, então achei interessante compartilhar a minha experiência com vocês.

Todas as informações escritas aqui são com base na cidade de Toronto Canadá, mas são extremamente similares para cidades tais como Vancouver, Montreal, Calgary e algumas outras cidades, pois o mercado nessas cidades são parecidos se tratando de T.I.

Esse post está divido nos seguintes tópicos:

  • Um pouco sobre minha carreira no Canadá
  • Qual área possui mais vagas em T.I em Toronto-Canadá?
  • Como funciona as entrevistas? São aplicados testes?
  • É preciso ter inglês fluente? Inglês nível intermediário é suficiente?
  • Qual é a média salarial para um profissional de T.I? E os impostos?
  • Como é o ambiente de trabalho?
  • Falando sobre outros países no ramo de T.I, tais como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.
  • Questão burocrática, vistos e permissões de trabalho
  • Conclusão

Um pouco sobre minha carreira no Canadá:

Hoje atuo como Engenheiro de Software desde Abril de 2014 em uma empresa chamada Q4 Web Systems localizada no centro da cidade de Toronto no Canadá. O segmento de mercado da Q4 é mercado de ações, sendo que nossos clientes são empresas públicas, para maiores detalhes, veja o site da empresa www.q4websystems.com.

Mais detalhes visite o meu LinkedIn.

Qual área possui mais vagas em T.I em Toronto-Canadá? (desenvolvimento de software seja C#, Java, Ruby, PHP, etc.; Suporte, Banco de dados, Front End developer, Gerenciamento de Projetos, etc.)

Infelizmente eu não posso dizer com exatidão qual é a área que possui mais vagas, até porque meu ramo de atuação é apenas em Desenvolvimento de Software. Então responderei com base na minha experiência:

Existe muitas vagas! Profissional qualificado não fica desempregado. Eu pessoalmente recebo em média 2 oportunidades por semana, sem estar procurando nada. Segue minha caixa de entrada do mês de Julho de 2014:

Clique para ampliar. Tirei os nomes das pessoas e das empresas por questões de privacidade.

 

Baseado em experiências de terceiros do meu circulo social, posso afirmar que o número de vagas para as seguintes áreas também são satisfatórias: Java, Banco de dados e Frond-End developer.

 

Como funciona as entrevistas? São aplicados testes?

Isso não difere muito do Brasil, pois esses processos variam muito de empresas (tamanho e cultura). Mas de modo geral as entrevistas são feitas em algumas fases.

As empresas aqui aderem o uso de Outsourcing para contratação de profissionais nas primeiras fases. Então é normal receber contatos de Headhunters (Caçadores de Talentos) ou profissional especialista em Recursos humanos.

Compartilhando da minha experiência, eu realizei apenas entrevistas em 3 empresas diferentes (em um período de 2 semanas), sendo que passei na segunda empresa Q4 Web Systems.

De modo geral elas seguiram o seguinte processo:

  • Entrevista técnica por telefone
  • Entrevista com o representante da área (Gerente de T.I ou Coordenador), com duração de 1 hora em média.
  • Prova técnica (Duração de 3 à 4 horas)
  • Entrevista final para contratação.

Needless to say: Entrevista em inglês. Estava nervoso pois era minha primeira experiência internacional, em decorrência disso não demonstrei meu potencial adequadamente, gaguejei muito, suava as mãos… Por esse motivo não passei. Passei na segunda e terceira entrevista e aceitei a oportunidade dada pela Q4.

 

É preciso ter inglês fluente? Inglês nível intermediário é suficiente?

Assunto interessante a se discutir. Estando em um país onde a língua oficial é o inglês, todos partem do principio que você saiba falar fluentemente. É totalmente errado colocar no currículo (Inglês Avançado ou Fluente), pois subtende-se que você saiba falar. Colocar esse item no currículo na verdade é um ponto negativo.

Respondendo à pergunta: Inglês fluente é necessário. Você não é nativo então é muito difícil possuir um vocabulário impecável de tal nível. Mas é necessário compreender e se expressar 100% na língua inglesa.

Fazendo uma analogia ao nosso pais: Você contrataria um profissional que possui “Nível intermediário” em Português? Você entregaria uma tarefa para esse profissional sendo que ele irá entender essa tarefa apenas 50% à 80% por causa do nível do português?

Nesse caso para compensar isso o profissional teria que ter um currículo invejável no que ele faz, caso contrário é preferível contratar um profissional com um nível um pouco inferior, mas ao menos você sabe que não existirá nenhum problema de comunicação (Que no meu ponto de vista é o básico para fluir o trabalho harmonicamente).

Dica: Se você possui um nível intermediário, melhore primeiro seu inglês antes de pensar em uma experiência internacional, Ponto.

 

Qual é a média salarial para um profissional de T.I? E os impostos?

Um dos tópicos mais importantes a se tratar. Até porque se fosse pago um valor muito inferior a média salarial Brasileira ninguém ia querer vir para cá.

Responderei essa pergunta com uma fonte confiável de informação. O PayScale, site internacionalmente conhecido falando sobre cargos e salários (boa parte do Estados Unidos e Canadá).

Salarios

Clique para ampliar. Gráfico atualizado em 8 de Julho de 2014. Link: http://www.payscale.com/research/CA/Job=Software_Developer/Salary#facebookFriendsDiv

 

Falando especificamente da profissão desenvolvedor de software a média salarial gira em torno de 60 mil dólares por ano (5 mil dólares por mês). Essa é apenas a média, deve-se colocar em consideração variáveis tais como: Tempo de experiência, ramo de tecnologia, tamanho da empresa, etc.

Esse valor é o salário bruto, os impostos são diretamente proporcionais ao salário assim como no Brasil. Fiz um calculo de impostos em um site Canadense, utilizando como base o salário médio de 60 mil dólares por ano.

Impostos

Clique para ampliar.

Ou seja os impostos pagos giram em torno de 24% do salário. Sendo assim o salário liquido anual seria de $45,221.50 CAD e liquido mensal de $ 3,768.46. Acredito que a média de imposto recolhido é muito parecida com a que possuímos no Brasil.

 

Como é o ambiente de trabalho?

Muito parecido com o ambiente de trabalho Brasileiro, variando de empresa para empresa. Algumas empresa possuem ambientes mais descontraídos e outras possuem ambientes mais formais.

Minha resposta para essa pergunta é: Igual ao ambiente de trabalho Brasileiro. Você achará empresas com os mais variados ambiente de trabalho.

Uma coisa que desejo mencionar, especificamente sobre as cidades (Toronto, Vancouver e Montreal) é que são cidades consideradas multiculturais, ou seja, possuem pessoas de todos os lugares do mundo. Como por exemplo na minha empresa, temos pessoas dos países: Rússia, Moldova, Argentina, Itália, Eslovênia, Polônia, Estados Unidos e eu de Brasileiro. Acho isso muito legal, é possível adquirir muita experiência com essa desertificação.

 

Falando sobre outros países no ramo de T.I, tais como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

Antes de responder essa pergunta, devo falar sobre meus objetivos de experiência no exterior. Tinha basicamente dois objetivos, primeiro: Aprimorar o inglês (Estudei durante 6 meses no período integral em uma escola de inglês); Segundo: Achar uma oportunidade de trabalho na minha área.

Para isso eu pesquisei alguns países que atendessem essas necessidades. Fiz muitas pesquisas durante 1 mês inteiro (Possuo documentos, pesquisas de escolas e oportunidades profissionais em todos esses países). Todos eles possuem prós e contras e cheguei a conclusão que Canadá e Austrália eram o que melhor atendiam minhas necessidades, são países bem similares no quesito de  oportunidades profissionais, incentivo para imigração e ambos possuem ótimas escolas de inglês.

Escolhi o Canadá porque existe uma escola de inglês aqui que me cativou, então esse foi o critério de desempate. É claro que esse assunto é extenso e pode ser facilmente debatido por horas, mas esse não é o objetivo do post.

Acredito seriamente que todos esses países possuem ótimas oportunidades, tudo dependerá do seu nível profissional, pois isso é o que realmente abre portas de oportunidades.

 

Questão burocrática, vistos e permissões de trabalho. Que visto eu tenho que tirar para trabalhar em um país estrangeiro? Posso tirar o visto de trabalho do Brasil?

Acredito que todos devem saber disso: Não é possível simplesmente comprar a passagem para um país, pegar o visto de trabalho, arrumar um emprego e começar a trabalhar. Infelizmente o mundo não é a Terra do Nunca, então essa questão é mais complicada do que parece ser.

Para trabalhar em um pais estrangeiro é necessário um visto de trabalho. E para conseguir um visto de trabalho você precisa achar uma oportunidade onde a empresa esteja disposta a passar por um processo burocrático e rigoroso que justifique a escolhe de contratar um Estrangeiro ao invés de um nativo (Obviamente, um dos deveres de um país é proteger seus trabalhadores nativos).

A resposta para essa pergunta é: Depende!: Depende do objetivo, ramo de atuação, país de destino, entre outras variáveis.

Falando especificamente do meu caso: Como um dos meus objetivos era estudar inglês, sendo que o país escolhido foi o Canadá, achei um visto que atendia minhas necessidades e o tipo de vista é: Estudo e trabalho (Study & work), sendo que isso dá o direito a pessoa a 50% do tempo total do visto estudando e 50% trabalhando.

No caso o tempo de trabalho seria como um estágio para aplicar o conhecimento aprendido no intercâmbio. Porém isso lhe dá o direito de trabalhar em qualquer área, desde que não seja uma área controlada (Saúde, química, fazendas, alguns tipos de engenharia) para essas áreas existe um processo especial para tirar o visto.

 

Conclusão

O mercado Brasileiro em T.I está em ascensão e o mercado Canadense também. Ambos possuem ótimas oportunidades de trabalho e conforme foi dito: Profissional qualificado não fica desempregado, seja no Brasil, Canadá ou qualquer outro país aqui citado. Também acredito que um profissional pode ser bem remunerado em ambos os países, basta se qualificar apropriadamente.

Também acredito seriamente que a decisão de trabalhar no exterior é algo de extrema importância e pode alavancar seu currículo. Experiências de trabalho no exterior não são apenas profissionais e sim experiências de vida. Já a questão de morar no exterior de forma definitiva é outra história e deve ser discutida em outro tópico. Discuti esse tópico em um site de uma amiga, que trata justamente sobre morar no exterior, segue o link:

http://kandkadventures.com/expat-interview-marcos-soares-brazil-canada/

 

Espero que as informações passadas tenham sido úteis para você profissional de T.I.

Sinta-se livre para perguntar qualquer coisa discutida no post aqui nos comentários.

Abraços!