Esse é o questionamento que recebo de muitos ultimamente, então resolvi escrever esse post para compartilhar o pouco que sei sobre vistos de trabalho.

Como eu consegui um visto de trabalho?

Quando fui para Toronto – Canadá em Setembro de 2013. Fui com um visto de Study&Work. Na época era um visto comum, na qual você pode trabalhar pelo mesmo tempo que você estudar. Por exemplo:

Se você estudar por 6 meses, você terá o direito de trabalhar por 6 meses no Canadá.

Essa permissão de trabalho é dada como se fosse um Estágio, com o intuito de aplicar o que você aprendeu em aula.

Então fui com a intenção de após terminar os estudos, conseguir um emprego na minha área (Trabalho com T.I) em uma empresa que estivesse disposta a aplicar um visto de trabalho e eu pudesse extender meu tempo no pais.

Comecei a procurar emprego algumas semanas antes de terminar meu curso de inglês (Em uma escola de inglês chamada ILAC – International Language Academy of Canada) em Março de 2014. Fiz algumas entrevistas e com alguma sorte consegui arrumar um trabalho na qual supria essas minhas necessidades.

Eu diria que são pouquíssimas empresas que estão dispostas a fazer isso. Leia mais no meu post sobre a procura do trabalho (http://www.slipmp.com.br/blog/index.php/trabalhando-com-t-i-tecnologia-da-informacao-no-canada/)

 

Como funciona o processo de visto?

Existem várias etapas para conseguir um visto de trabalho no Canadá. Genericamente falando os processos são:

  • A empresa entra em processo de Elegibilidade de contratação de Estrangeiros. Mostrando se a empresa está em dia com os impostos e que não têm nenhum processo na justiça em aberto.
  • A empresa precisa tentar contratar Canadenses por ao menos 3 meses; Processo que inclui contratação de serviços de sites de empregos e entrevistar um número considerável de Candidatos Canadenses.
  • Elaborar uma lista com todas as habilidades desses candidatos e justificar a lista de habilidades que você possui e que os Canadenses não possuem.
  • A empresa deve enviar uma tabela dos salários dos atuais funcionários da empresa, de modo a comprovar que seu salário é compatível aos demais.
  • Só após isso, entrará os dados do Candidato: Formulário de Visto de trabalho preenchido; Histórico criminal no país de origem traduzido por tradutor juramentado; Diploma de graduação e pós-graduação traduzidos por tradutor juramentado; currículo; Formulários para dependentes familiares que irão te acompanhar para o Canadá; Exames médicos exigidos pelo consulado Canadense.

Esses processos se aplicam para o Labour Market Impact Assessment (LMIA). Após o término de todos esses processos, toda a documentação criada deve ser entregue para o Consulado Canadense e apartir dai eles decidirão se seu visto será aprovado ou não.

O meu processo iniciou em Maio de 2014 e terminou apenas em Março de 2015. Demorou todo esse tempo por diversos fatores: Inexperiência por parte da empresa no processo de visto e Mudanças das leis de vistos que aconteceu 2 vezes no meio do meu processo.

Hoje, 28/03/2015 estou esperando a resposta do Consulado Canadense em São Paulo Brasil. Se der tudo certo voltarei para o Canadá em breve. Pretendo explicar no ponto de vista mais pessoal sobre esse processo em outro post.

 

Como devo prosseguir hoje para conseguir um visto de trabalho? 

Acredito que vistos de trabalho tendem a diminuir dia após dia. O Canadá incentiva imigração e não vistos de trabalho.

Por isso recentemente foi possível ver uma grande demanda na procura de como imigrar para o Canadá por falta de mão de obra qualificada. Cidades como Toronto, Montréal, Calgar, Vancouver estão faltando profissionais sim.

O Governo até facilitou o processo de imigração, reduzindo o tempo de imigração para 6 meses, sendo que antes poderia durar até 2 anos.

E o governo dificultou e muito, o processo de visto de trabalho 🙁 Acredito que essa postura é a fim de proteger os trabalhadores que moram efetivamente no país.

Então a minha dica é. Se você quer ir para o Canadá para morar, já inicie de vez o processo de Imigração para pegar o tão sonhado visto de residente permanente (Permanent resident) e não perca tempo com vistos de trabalho a não ser que seja uma situação específica ou uma oportunidade que recebeu.

Mas se mesmo assim tentar ir por esse caminho minhas dicas são: Mude seu LinkedIn para a cidade desejada no Canadá e comece a procurar empregos. Entregue seu currículo via e-mail e deixe claro que precisa de patrocinio (Sponsorship) de visto para trabalhar no Canadá.

É isso. Desejo muito boa sorte para todos vocês! Sucesso!